terça-feira, 17 de abril de 2018

coincidências?








Aniversário da criança de 07 anos. Robson mora no morro da maré, Cristina trabalha de auxiliar de limpeza em Copacabana. O pai perdeu o emprego na loja como vendedor nas casas Bahia, mas continua “esperando" devido o contrato intermitente do Governo que chama só quando precisa, só de acordo com a demanda.
- Nego, hoje é aniversário do Luquinha, a gente precisa comprar um bolinho para ele ou comprar aquele carrinho que tanto ele pediu no natal, mas o papai Noel da ONG não trouxe.
- mas, nega eles não me chamam pra trabalhar, o patrão falou que só vai chamar quando precisar, mas nunca precisa. Respondeu Robson
- É, eu sei, será que não dá pra você ir vender aquele perfume que você me deu no natal? Ou não sei talvez vender água lá na linha vermelha. Não sei, mas precisamos dessa grana. Só sei que a gente precisa do dinheiro. E hoje to indo pra casa da Dona Joice, hoje é aniversário do Celso, vai lá uns amigos dele.
- Ta bom, vou ver o que eu consigo fazer.Disse Robson.
A porta bate.
(Farol da Barra da Tijuca)
- Vamo ae Patrão! Vamo limpar esse vidro! Deixa eu passar um pano ai! Hoje tem jogo no Maraca chegar com esse vidro zuado é osso, vão te aloprar " o cara com um puta carro e sem dinheiro pra lavar"
O homem olha de cara feia, mas responde.
- tudo, só hoje em!
-salvou em patrão! é nóix! Sentenciou Robson
( Sinal abriu)
- Calor da porra! Podia tar vendendo água, pelo menos dava uns gole. Aniversário do muleque hoje! Justo hoje que to quebrado de grana. Eu fiquei sem presente vários aniversário meu, mas também né, meu pai era osso, mas deixa pra lá, preciso fazer o corre pro muleque
(Sinal fechou)
Vamo ae lavar esse vidro!  Hoje tem jogo no Maraca! Chegar com esse vidro sujo vão te zuar em. Posso lavar, patrão?
- não! Sai fora!
 Mas senhor é dois palito, só passar pano!
- sai fora, caralho, já disse!
Eae tio não precisa me xingar não. É só lavar rapidão. Já to jogando!
- Não caralho! Sai fora, macaco! Vai lavar seu rabo!
mas agora já foi patrão,
- foda-se! falei pra você não lavar.
Eae tio, já gastei água, é só uma moeda
- foda-se falei pra você
mas....
( barulho de tiros)
A pistola disparou, o sangue escorreu no carro do homem, misturando com água suja do carro. O homem negro caiu no chão com o rodinho na mão. O transito para, as buzinas gritam. O transito da tijuca fervilha. A policia chega. O SAMU chega.
O “patrão" diz ao policial:
- Boa tarde, policial. Esse miliante tentou limpar o vidro do meu carro, enquanto eu estava no telefone ele tentou pegar meu celular e tive que revidar. Está aqui meus documentos
O policia olhou os documentos um deles constava “Delegado” do não sei quanto do DP do Rio de Janeiro. O policial olhou para o corpo, para os trabalhadores do SAMU, olhou para o Delegado.
- Tudo bem, Delegado. Esses noia são fogo. Atrapalhando a vida dos cidadãos de bem
                                                        
                             ( Na casa da dona Joice)
A TV ligada e os meninos conversando.
- O transito está insuportável na tijuca! A gente vai ter que ir por dentro. Acabou de passar que um trombadinha foi baleado depois de tentar abordar um policia.
- Se fudeu né? Agora vai roubar lá no inferno. Diz o outro menino
- Maria, desliga a TV, por favor, a gente já está saindo. Grita o Celso
Meu nome é Cristina, Celsinho, já falei e dá uma risada sem graça.
Desculpo, eu sempre esqueço. Sentencia Celso
-  Não dá mais para andar na cidade, por onde a gente passa tem alguém pedindo alguma coisa, sem falar os trombadinha. Chamar o Uber, a gente vai demorar pra chegar no jogo. Comenta com os meninos.
*A Crônica "coincidências?”Inspirada em matéria do jornal “ Folha de São Paulo” em 12/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário