segunda-feira, 22 de junho de 2026

Livro “Sob os Nossos Ossos” ganha lançamento literário com sarau aberto ao público em Guarulhos - Dia 27 de junho de 2026 às 15h na Escola Estadual Professor Antônio Via de Souza

 


Livro “Sob os Nossos Ossos” ganha lançamento literário com sarau aberto ao público em Guarulhos

 Evento gratuito reúne literatura, poesia, formação cultural e lançamento das versões em e-book e audiobook da obra de Thiago Loreto No dia 27 de junho, às 15h, a Escola Estadual Professor Antônio Via de Souza, no Parque Jurema, em Guarulhos, recebe o sarau de lançamento das versões  em ebook e audiolivro de Sob os Nossos Ossos: Histórias para não Esquecer de Guarulhos, livro do escritor Thiago Loreto. 

A obra foi lançada pela Editora Ctrl+V e viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc.  Com entrada gratuita, o evento convida leitores, educadores, agentes culturais e moradores da cidade para uma tarde dedicada à literatura, à memória e à valorização das histórias que compõem a identidade guarulhense.

 Antes do início do sarau, será realizada a atividade “Formação e sensibilização do público a partir do audiolivro Sob os Nossos Ossos”, uma proposta de imersão baseada na escuta como prática de conhecimento. A atividade busca estimular reflexões sobre memória, território e narrativas invisibilizadas, promovendo o diálogo entre cultura, educação e pertencimento. A ação é voltada a agentes culturais, educadores e ao público em geral interessado em aprofundar sua relação com as histórias da cidade.

 Lançado originalmente em dezembro de 2025,na Biblioteca Monteiro Lobato, Sob os Nossos Ossos: Histórias para não Esquecer de Guarulhos reúne onze contos que transitam entre o realismo fantástico e a crítica social. A obra entrelaça personagens fictícios, acontecimentos históricos e locais reais de Guarulhos, construindo narrativas que resgatam memórias coletivas e lançam novos olhares sobre o passado e o presente do município. Haverá venda de exemplares impressos no local.  

Links:

http://thiagoloreto.blogspot.com 

https://www.instagram.com/thiagoloretogiba 

https://www.instagram.com/editoractrlv  

Sarau de Lançamento do livro "Sob os Nossos Ossos" de Thiago Loreto Giba 

Dia 27 de junho de 2026 às 15h na Escola Estadual Professor Antônio Via de Souza - Rua Turim, 192 Parque Jurema - Guarulhos - SP Entrada Gratuita  Participação no sarau, livre. Traga sua poesia! 



sábado, 2 de maio de 2026

toda poesia

 


Toda poesia que eu escrevo

Já não faz mais sentido

Nem as poesias que escrevi

Tambem já não fazem sentido

Tudo mudou desde voce ter nascido

Cada nova palavra aprendida

é uma nova musica a ser ouvida

" É a pipi, papai"

um mundo a ser colorido

Todo dia é um nova descoberta

tanto pra mim quanto pra ela

" balata pai, pisa"

a casa sempre está em festa

mesmo quando a gente não quer não

É brinquedo pelo chão

" totoka paiê"

Leite pra fazer, louça pra lavar

e sem falar no drama 

na hora de nanar

" meda, mamona"

tudo vale a pena

mesmo nos piores dias

mesmo quando a noite vira dia

até quando ela faz birra

" puia papai, puia"

cronos não espera ele passa

ele passa o rodo

quando vê já foi

a fralda já trocou

o dente ja caiu e outro nasceu

o novo não é mais novo

" kéééka, tôtô"

todas poesias que escrevi

fazem mais sentido

as poesias que escreverei

terão sentido

só por você ter nascido

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

ponto de vista - programa da tv camara de Guarulhos


 

Para quem perdeu o programa ponto de vista da TV camara de Guarulhos dá um olhada lá no youtube. Fiquei muito feliz em participar dessa atividade, podendo falar um pouco sobre o livro novo, poesia, influência entre outros assunto. 
Como dirá o poeta não mereço, mas agradeço 
Dá um conferida no hyper link: ponto de vista
Escreve ai nos comentários o que achou do programa;

fase de adaptação

 




Filha, o primeiro dia você nem chorou, talvez não tenha entendido muito bem o que estava para acontecer... nós achamos as salas da escola pequena; sua sala era pequenina apesar de 12 crianças.Voce conheceu a professora  Janete e Heloisa. Além disso, o Tomás está lá com você.

No outro dia você ainda não estranhou tanto porque achou que era um passeio, mas depois que entendeu que iria ficar sozinha, chorou demais, a tia Fê e eu ficamos arrazados. Minha bebezinha sozinha naquela sala ainda bem que tinha o Tomás... pelo menos era uma carinha conhecida pra vc

No ultimo dia da semana, você nem queria saber da escola, da prof, dos brinquedos, de nada, durante a ida de carro eu perguntava, vamos ver a professora Heloisa, voce respondia não. 

A vida filha, nem semp a gente vai fazer o que a gente gosta, geralmente, é o que a gente não gosta, pelo menos no começo dela, com o tempo voce vai gostando de fazer algumas coisas, sobretudo, quando você estuda para fazer determinada coisa. A escala 6×1 esta na camara para ser discutida, espero que até você ter que trabalhar seja extinta. 

...

Apesar de ser dolorido não me perdoaria se eu estivesse numa cama de hospital pelo erro de uma pessoa, e não pudesse ter tido essa vivencia . Sou grato por ver você crescer, apesar do mundo transformar tudo em capital.

To escrevendo essa memoria porque não sei como será os proximos anos.

Te amo além da vida 

13/02/26

ps: não postei foto do seu primeiro dia porque as coisas andam tão estranhas na internet; leia depois que você ficar mais velha o caso de Epstein; 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

dia do lançamento



Enfim realizamos o lançamento do livro no dia 20/12/25 ás 15 horas na biblioteca Monteiro Lobato. 
Biblioteca lotada, muitos amigos(a), camaradas, companheiros(a) artistas, família, além diversas pessoas que conheci nessa caminhada das oficinas de escrita. Contamos com mais de 50 pessoas no local 
Ao longo dos anos estive escrevendo esses contos, cada conto, cada cronica, foi pensada para a gente dialogar sobre locais da cidade que a gente vê, mas não conhece a história. O livro tem em sua totalidade 12 escritos, além de diversos outros escritos, como nota de advertência do autor, prefácio, pósfacil. 
Ainda temos um lançamento para fazer na região do pimentas. Nessa mesma data vamos lançar um audiobook, além de contar com um dialogo sobre inclusão e politica de cultura. Até lá eu divulgo mais informações por aqui,

Essa fotos foram tiradas pela artista Renata Konso. Logo posto mais fotos tiradas pelo Joel filho, fotografo e muito artista. 






 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Pré venda



 



Faz tempo que não escrevo aqui, talvez, tenha sido pelo oceano acontecimentos entre dezembro e janeiro. Essa transição de ano foi muita tensa para mim e para o mundo. Prometo que essa semana vou postando algumas atividades que ocorreram no final do ano. E aproveito para dizer que foram muitas.

Para começar, aproveito para dizer que enfim saiu o meu livro novo!!! Ele era tudo que eu esperava e mais um pouco, cada página, cada cor, cada ponto valeu a pena á espera. Espero que vocês tenham gostado também. 
Obrigado a todos(a) que participaram direta e indiretamente!!! Vocês foram essencial para que houvesse esse lançamento.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)

 

                                              Oficina da Escola 

Espero que vocês tenham gostado do último texto. Os e as camaradas que estão dando vida aos meus escritos são muito potentes. Cada pessoa ali está fazendo uma diferença gigante no projeto e, a cada dia que passa, o livro fica mais bonito. Está quase no fim; logo estará nas suas prateleiras. Mas, enquanto não chega, seguem mais textos para aumentar o suspense. Vou falar um pouco sobre política de cultura.

No Brasil, existem alguns tipos de políticas culturais. Uma delas é o fomento à cultura — poucos, se comparados a outros países. Talvez vocês não tenham ouvido falar sobre a ☺). Trata-se de uma política pública permanente, criada para garantir financiamento contínuo para o setor cultural brasileiro, sucedendo a Lei Aldir Blanc, que foi emergencial durante a pandemia de COVID-19. Os recursos são repassados anualmente pela União para estados e municípios, que, por sua vez, lançam editais, prêmios e bolsas para apoiar artistas, produtores e espaços culturais em diversas áreas, como artes visuais, música, teatro, patrimônio e outras manifestações.

É inclusive por conta dela, e sobretudo pela luta organizada de muitos artistas no Brasil todo, que essa política pública foi criada — e que estamos lançando um livro lindo. Um dos pilares dos fomentos são as contrapartidas à sociedade, que, resumidamente, consistem em retribuir à comunidade com ações político-culturais. No nosso projeto, optamos por várias ações; entre elas, estão doações de livros para bibliotecas da cidade e movimentos sociais que realizam atividades de incentivo à leitura em Guarulhos, saraus, espaços públicos e oficinas de escrita. Sobre esta última, vou falar um pouco mais.

Realizei oficinas de escrita criativa em escolas públicas estaduais na cidade de Guarulhos. Ao todo, foram três oficinas, totalizando quatro horas, divididas em dois encontros de duas horas. Na atividade, pude falar um pouco sobre minha trajetória como autor, impulsionar novos escritores e leitores, dialogar sobre histórias, personagens e, sobretudo, refletir e construir com os jovens uma crônica. No segundo encontro, depois de ter lido todos os escritos, fiz alguns apontamentos nos textos, sugestões de ideias, e reescrevemos juntos, buscando contribuir com as propostas dos alunos e alunas.


Por fim, agradeço a oportunidade de ter estado nessas escolas — não só aos alunos e alunas, com quem aprendi muito apesar de ter ido ensinar, mas também aos professores, diretores e coordenadores, que me receberam muito bem e organizaram o espaço para que a atividade pudesse acontecer. A educação no Brasil é um desafio, e levar projetos diferentes para as escolas é um ato de resistência e um sonho de uma educação mais humana e menos plataformizada.