segunda-feira, 7 de julho de 2014

Atividade ilícita

                                                             


Beijou a testa do filho e saiu para o trabalho, mas não antes de esquentar o almoço, não antes de fazer a marmita e limpar a água que entrou de noite por baixo da casa. Sempre que chovia era um desespero, tanto para voltar para casa, pois não sabia o que ia encontrar em pé, quanto para atravessar a cidade . Acordou o filho e foi para o trabalho.
Era um dia importante, jogo de abertura da seleção. Arrumou a mala para ir a escola, comeu a comida requentada e saiu de banda para a escola, entretanto algo estava errado. Tudo estava fechado, da escola até o bar do "moço", se o bar do moço estava fechado a coisa tava complicada mesmo , o bar só fechava por motivo de morte na família ou porque a Polícia tinha ido lá cobrar um tal de “quebra”, quebra mesmo era ter o que vender e não poder, pensou o menino. Tudo fechado mesmo.
Voltando para casa o menino louco para chegar, brincar com amigos e esperar sua mãe, vê um grupo de pessoas reunidas, crianças chorando, idosos desmaiando e a polícia pedindo paciência e calma pra população. De pé de ouvido escuta que algumas casas foram invadidas por abrigar materiais subversivos. Chegando mais perto vê que a casa do velho estava cercada de policiais. Não entendia o por quê. O velho era uma pessoa amarosa com os vizinhos, organizava festas para os favelados, distribuía livros e doces para criançada, as vezes tomava uma cachacinha, mas também ninguém é de ferro né.
Enquanto isso do outro lado da cidade a mãe ninava uma criança que não era sua e escuta a televisão dizer que acabará de prender um dos maiores bandidos dos últimos anos. Disse que foi preso ser distribuidor de coisas ilícitas. Menino, mãe e favela não sabiam que doces, livros e alegria eram ilícitos a favela.
                                                                           (Thiago Loreto 10/06/14)


* cronica publicado no jornal dialética julho de 2014
http://jornaldialetica.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário