domingo, 10 de abril de 2011

AS VEIAS MAIS QUE ABERTAS DA AMERICA LATINA



“A névoa é o véu da Selva. Assim ela esconde seus filhos perseguidos. Da névoa saem, á névoa voltam: os índios de Chiapas vestem roupas majestosas , caminham flutuando, calam ou falam caladas palavras. Esses príncipes, condenados á servidão, foram os primeiros e são os últimos. Foram expulsos da terra e da história e encontraram refúgio na névoa e no mistério. Dali tem saído, mascarados,para desmascarar o poder que os humilha.” (GALEANO,E)

A questão da identidade indígena, de um movimento social organizado, pluriético de que não lutam por uma separação de mundo mais sim um mundo onde caibam muitos mundos, lutando por respeito, dignidade de todos que são excluídos  e desprezados, ,pelas mulheres , pelos jovens, pelas crianças, pelos homossexuais e lésbicas , pelos deficientes, enfim, por  todas as minorias exploradas pelo capitalismo. São Herdeiros direto da história de revoltas no México tanto no novo modelo de sociedade como no modelo pré colombianos, onde tribos indignas foram eliminadas.
O Estado de Chiapas é o mais pobre de um México já pobre, de toda a energia elétrica produzida no México, 55% vem deste Estado e aqui produz 20% de toda energia elétrica do país, entretanto, um terço das moradias Chiapanecas tem luz elétrica. Vemos que a má distribuição de renda é fenômeno dilacerador no México, não só no México, mas no mundo todo. Vemos o tão quanto o capitalismo em sua forma madura é perverso, onde uns tem muitos outros tem poucos ou nada.
Os programas sociais mexicanos, como o pronasol, ou outros desenvolvidos pela ONU e outros Órgãos Internacionais, procuravam na verdade desativar ou apaziguar o que alguns sociólogos chamavam de “Bomba Chiapaneca” ou “Bomba Social” que não demorou a explodir, como citei em parágrafos acima sobre a aparição do EZLN.  Como os proprios habitantes agora zapatista disseram : “(...) tivemos de nos revoltar porque não nos deixaram outra saída . Tentamos nas organizações controladas pelo governo, depois passamos ás organizações independentes , mas só com isso só ganhamos torturas, assassinatos, prisões, desaparecimentos. Foi isso que nos levou a empunhar os nossos chuços como costumávamos dizer, e as poucas armas que tínhamos”
Desde que o mundo é mundo, houve a exploração do homem pelo homem,  a partir do descobrimento das Américas onde o colonizadores dilaceraram o índios , exploraram suas terras, trabalho e dignidades. O índio nunca se recusou a lutar pelas suas terras. A história se repete só se mudam os protagonistas, primeiros foram os índios, depois os camponeses, depois os operários e agora os índios novamente. A partir da globalização dos mercados  e do neo liberalismo junto a queda do muro de Berlim, faz com que acreditemos que a utopia acabou,mas como mesmo disse o filosofo “ que transformação social na historia do mundo não foi utopia n véspera? NENHUMA. O exercito Zapatista é isso, a utopia que deu certo, o sonho que não foi só sonho, o mesmo que levanta   uma bandeira escrito” YA BASTA” por todas as minorias e a construção de um mundo onde caibam muitos mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário